sexta-feira, 12 de setembro de 2008

David Heyman fala sobre Harry Potter, Daniel e mais

O produtor David Heyman, responsável pela série de filmes produzidos sobre a marca Harry Potter, concedeu uma nova entrevista sobre vários assuntos a cerca da série Harry Potter, desde seu primeiro contato com a série até a escolha do ator Daniel Radcliffe para interpretar nas telonas o jovem bruxo que sobreviveu a Maldição da Morte.
Heyman contou que no início leu uma revisão sobre um ainda não publicado livro chamado Harry Potter e a Pedra Filosofal e pediu uma cópia em 1997. Foi quando acreditou que o livro era de baixa prioridade e o guardou no fundo de sua estante.
“Então a minha secretária, que estava farta de tanto lixo que tinha que ler, trouxe (o livro) para mim. Eu disse “Mal título. O que é isso?” e ela disse, “isto é sobre um garoto de 11 anos que vai para uma escola”. Pensei que era uma ótima idéia, assim que li me apaixonei”. “Eu não tinha nenhum indício que os livros Harry Potter iriam se tornar um fenômeno internacional”. Heyman foi responsável pela seleção de Daniel para o papel do bruxinho. “Conheci Dan enquanto estávamos assistindo a uma peça, e estava tão certo que nem sequer assisti o espetáculo”, recordou.
Ainda Heyman compara Harry Potter e a Ordem da Fênix com a II Guerra Mundial, especialmente falando sobre Voldemort e seus Comensais da Morte.
“Os ecos da II Guerra Mundial ocorrem ao longo de todo o filme”, disse ele. “Voldemort e seus seguidores estão obcecados com a preservação do sangue puro; eles não são nazistas mas eles recordam as políticas e as atitudes da Alemanha nazista. Esteticamente e - embora seja um clichê - o Comensal da Morte Lúcio Malfoy e sua família são loiros, como Hitler e a essência dos ideais arianos”.
Obrigado oclumencia.

Nenhum comentário: